Como explorar a Toscana – conheça outros itinerários como Casentino e o Passo da Consuma!
Casentino é um dos quatro principais vales da província de Arezzo, localizado ao norte da província. É o vale de onde provém a primeira faixa do Rio Arno (rio que atravessa Florença) com sua nascente no Monte Falterona (1.654m acima do nível do mar).
As características desta região são provavelmente uma das causas que levaram São Francisco de Assis a escolher o Monte Alverne (La Verna) como lugar de oração. Atualmente, existe ali um mosteiro franciscano aberto para visitação (assunto que será abordado no próximo artigo).

Consuma é um vilarejo localizado entre Pelago, Rufina e Montemignaio e localizado entre as províncias de Florença e Arezzo. Com uma paisagem caracterizada pela presença de florestas densas, especialmente de árvores de carvalho, castanheiras e florestas de pinheiros, a região é muito propícia ao crescimento de fungos, usado especialmente na culinária local.
Uma parada obrigatória para quem visita a região é o Chalé “Il Valico” localizado no “Passo da Consuma”, ou “valico” da montanha (e daí o nome do Chalé) que é o ponto que liga dois vales (Casentino e o vale superior do Rio Arno conhecido em italiano como Valdarno) através de uma cordilheira.

Durante todo o ano é possível comer uma ótima schiacciata recheada com uma variedade de embutidos além dos funghi, linguiça, ricota, presunto, pecorino (queijo de ovelha) e acompanhada de um ótimo vinho tinto! Além destas delicias salgadas, como sobremesa uma típica crostata, torta doce feita com geleia de amora ou de damasco, simplesmente maravilhosa, e um ótimo café italiano que não pode faltar!




Este texto é uma contribuição de Luciana Masiero, Guia Oficial de Turismo em Florença e na Toscana. Luciana oferece desconto especial em seus serviços de guia de turismo para os associados da Acibra-MG.
Clique aqui e conheça o convênio!