A exposição temporária do artista holandês Gerrit van Honthorst (Utrecht 1592 - 1656), em italiano Gherardo delle Notti acontece na Galeria degli Uffizi em Florença de 10 de fevereiro a 24 de maio de 2015.


O aclamado pintor chegou a Roma no início do século XVII em um contexto fortemente influenciado pela revolução artística de Caravaggio e se transformou no pintor preferido da ordem dos carmelitas e muito querido a colecionistas como o grão-duca da Toscana Cosimo II dos Médici. Graças ao interesse do grão-duca Florença possui três obras do pintor realizadas na Itália e decisivas para o desenvolvimento de seus "quadros bizarros e cenas alegres".
O quadro do artista caravaggesco ”Adoração dos Pastores”, encomendado pelo embaixador dos Médici Piero Guicciardini para a própria capela em Florença na Igreja Santa Felicità foi vitima em 1993 do atentado mafioso em Florença que afetou parte da Galeria degli Uffizi e do Corredor Vasariano e encontra-se em mostra.

Além de uma ampla sessão dedicada a grande influência de Gherardo sobre outros artistas na chamada pintura "a lume di notti", encontramos o famoso Cavadenti de Caravaggio, obra pertencente ao acervo da Galeria Palatina de Florença e em empréstimo para a exposição. A obra realizada em 1609 influenciou diretamente o artista holandês que a cita em ao menos três de suas obras.

A Galleria degli Uffizi é assim sede significativa para a primeira exposição monográfica dedicada ao pintor holandês e que conserva o núcleo mais importante no mundo da fase italiana do artista qualitativamente mais rica e densa de novidades estilísticas.

Este texto é uma contribuição de Luciana Masiero, Guia Oficial de Turismo em Florença e na Toscana. Luciana oferece desconto especial em seus serviços de guia de turismo para os associados da Acibra-MG.
Clique aqui e conheça o convênio!