Que tal separarmos um dia da sua viagem na Toscana para conhecermos arte e cultura de um modo diferente e vivenciar uma experiência que aguce todos os sentidos?
Um passeio pensado com muito carinho para oferecer ao visitante uma experiência única e especial! Para fugir dos passeios tradicionais, uma proposta que une a descoberta do território florentino rico de história, arte, culinária local e um ótimo vinho!
Propomos um passeio que começa a pé pela cidade para conhecer este grande museu a céu aberto e suas obras primas do Renascimento, juntamente com seus pontos mais importantes (Catedral Santa Maria del Fiore, a Praça da Signoria, a Ponte Velha, o bairro medieval de Dante Alighieri, entre outros) e um pouco mais da história e curiosidades desta cidade que foi fundada em 59 a.C pelos romanos, com o nome de Florentia. Após nosso passeio por Florença, saímos do centro histórico diretamente para o campo, para um delicioso café da manhã de “campagna”!

Complexo religioso de Florença com a Catedral Santa Maria del Fiore e
a Cúpula de Brunelleschi, o Campanário de Giotto e o Batistério.

À esquerda: Detalhe do leão da Loggia dei Lanzi e da réplica do Davi na Praça da Signoria no Centro Histórico de Florença. À direita: Museu Casa di Dante.
A colazione di campagna acontece de domingo, a poucos quilômetros de Florença, em um contexto cuja paisagem é formada por colinas e oliveiras, em meio ao verde e em um ambiente bucólico típico da Toscana! No café, geleias caseiras, embutidos toscanos produzidos pela casa, tortas doces, omelete de alcachofras, polenta “ricca”, entre outras delícias! Tudo acompanhado por um ótimo vinho tinto biológico de produção própria, suco de fruta natural e café.








Depois de nos deliciarmos com este verdadeiro brunch campestre partimos para a descoberta do território florentino em uma das zonas mais antigas da Toscana, uma região que nasce como local de comércio entre as vias de Casentino e a via Cassia vetus (ou via Cássia, que foi uma importante via consular romana que ligava a então colônia romana Florentia_atual Firenze_até Roma).
Nesta região conheceremos a cidade natal de um importante artista do renascimento e descobriremos um território pouco conhecido, com visita ao museu de arte sacra local que abriga entre outras, uma obra prima do artista, e a igrejinha românica ali presente, uma das mais importantes da região. A “pieve”, do latim plebs, povo, era uma típica igreja românica inserida no território rural italiano na Idade Média e que tinha função religiosa e civil.
O passeio termina com retorno a Florença no final da tarde. Para um grupo maior de pessoas é possível organizar o passeio durante a semana. Para maiores informações sobre o passeio completo (visita guiada por Florença, colazione di campagna e passeio pelo território, com duração média de 8 horas) entrar em contato pelo email lm@lucianamasiero.com
Este texto é uma contribuição de Luciana Masiero, Guia Oficial de Turismo em Florença e na Toscana. Luciana oferece desconto especial em seus serviços de guia de turismo para os associados da Acibra-MG.
Clique aqui e conheça o convênio!