Alimentando o Planeta, Energia para a Vida

Única e inovadora, a Expo 2015 Milano apresenta ao mundo um novo modelo de exposição universal. Com o tema “Feeding the Planet, Energy for Life“ (Alimentando o Planeta, Energia para a Vida) a cidade de Milão (Itália) receberá durante seis meses visitantes de várias nacionalidades para uma feira que reúne 145 países. Uma verdadeira viagem ao redor do mundo, explorando o complexo tema da Nutrição.
O evento será uma excelente oportunidade para provar sabores e conhecer diferentes culturas. Porém, a exposição tem uma importância que vai muito além de produtos. A Expo 2015 Milano será uma oportunidade para refletir e encontrar soluções para as contradições do nosso mundo, ajudando a fazer escolhas políticas conscientes, desenvolver estilos de vida sustentáveis e utilizar tecnologias de ponta que vão ser capazes de encontrar um equilíbrio entre a disponibilidade e consumo de recursos.
Outros temas abordados serão a subnutrição e a obesidade. Aproximadamente 870 milhões de pessoas estão famintas ao redor do planeta. Do outro lado, 2,4 milhões de pessoas morrem por doenças relacionadas com a obesidade ou excesso de peso.
As cinco variações do tema:
A exposição será dividida em cinco grandes áreas temáticas. O Pavilion Zero (Pavilhão Zero), onde as pessoas podem conhecer a história do homem na terra através de sua relação com a comida. O Future Food District (Distrito da Comida no Futuro), que explica como a tecnologia vai mudar a forma de armazenamento, distribuição, venda e consumo dos alimentos. O Children Park (Parque das Crianças), onde as crianças podem aprender e se divertir com o tema da Expo 2015. O Biodiversity Park (Parque da Biodiversidade), um grande jardim onde estarão reproduzidos todos os ecossistemas do planeta. E, por último, o tema Arts & Foods. Uma exposição no museu Triennale que explora como a relação entre a alimentação e a arte mudou ao longo dos séculos.
O poder da colaboração:
Os países que optaram por não construir seus próprios pavilhões, utilizarão os Clusters, um espaço inovador que reunirá países que compartilham de uma mesma produção ou tema. Na Expo 2015 Milano haverão 9 clusters: Bio-Mediterraneum, Cereais e Tubérculos, Ilhas, Zonas Áridas, Frutas e Legumes, Especiarias, Café, Cacau e Arroz.
Em cada Cluster, os visitantes conhecem a história da comida (atráves de vídeos, instalações e exposições fotográficas), participam de demostrações, degustações culínarias e descobrem alimentos incomuns que são apresentados pelos seus próprios cultivadores e produtores.
Cooperação em um só território:
A cooperação entre populações é essencial para “alimentar o planeta”, garantindo alimento suficiente e seguro para todo o mundo. Inovação, economia de energia, proteção ambiental e dos recursos naturais serão temas para diálogo entre países e empresas participantes, organizações institucionais e sociedade civil.
Shows, concertos, conferências e workshops também fazem parte da programação da Expo 2015 Milano, que acontece de 1º de maio a 31 de outubro.